Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7476
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PaulaLeondeAbreu.pdf463,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O lúdico na educação infantil como facilitador de aprendizagem
Autor(es): Abreu, Paula Leon de
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Educação de crianças
Atividades lúdicas
Aprendizagem
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 20-Mai-2014
Referência: ABREU, Paula Leon de. O lúdico na educação infantil como facilitador de aprendizagem. 2013. viii, 59 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo identificar como o lúdico influencia no aprendizado, em especial nos alunos da Educação Infantil. O processo de aprendizagem faz parte do ser humano, e a criatividade faz com que aquele processo se desenvolva a partir de novos experimentos. Tem-se então, no lúdico, uma forma de estimular e transformar a assimilação do conhecimento em um processo prazeroso. A abordagem do lúdico na aprendizagem das crianças e os tipos de jogos e brincadeiras adotados pelos professores da Educação Infantil foi o tema investigativo desta pesquisa qualitativa alicerçada nos fundamentos de autores como Kishimoto, Santos, Piaget e Vygotsky. A pesquisa de cunho qualitativo, foi desenvolvida por meio de um questionário aplicado para quatro professores formados em Pedagogia e atuantes na Educação Infantil. Os resultados sinalizam para uma compreensão do lúdico como metodologia facilitadora e promotora de aprendizagens, e mais que isso, se trata de formas de práticas pedagógicas onde o aluno aprende se divertindo. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study has the objective of identifying how whimsical methods influence education, specially when it comes to Elementary Studies. The learning process is part of the human being, and creativity is responsible for developing this process through new experiments. Stimulating and assimilating knowledge through a whimsical process then becomes a fun task. This topic - utilizing creative, whimsical tools for teaching kids through games and other small challenges - was the focus of this qualitative research based on findings by authors like Kishimoto, Santos, Piaget e Vygotsky. The research was developed and applied through a questionnaire for Elementary teachers and professionals that act in this specific area. The results allow us to understand creative, whimsical teaching processes as a facilitating method of education that promote learning amongst young children through the one thing they enjoy the most: having fun.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons