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Título: Representações sociais de estudantes e profissionais da educação sobre o reflexo da mídia televisiva em crianças da educação infantil
Autor(es): Carvalho, Juliana Lourenço da Silva Macedo
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Representações sociais
Educação de crianças
Comunicação de massa - influência
Televisão
Data de apresentação: 6-Dez-2013
Data de publicação: 26-Mai-2014
Referência: CAVALHO, Juliana Lourenço da Silva Macedo. Representações sociais de estudantes e profissionais da educação sobre o reflexo da mídia televisiva em crianças da educação infantil. 2013. 69 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Apesar dos avanços tecnológicos cada vez mais constantes no século atual, a televisão ainda ocupa lugar significativo no cotidiano da sociedade. Em relação ao público infantil, o meio de comunicação é considerado, junto com a família, a escola e os demais agentes sociais, responsável por influenciar no desenvolvimento de suas falas e atitudes. Esta pesquisa, realizada com base em uma abordagem qualitativa e por meio de questionários e entrevistas, teve como objetivo verificar e analisar as representações sociais de estudantes universitários do curso de Pedagogia, professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal e professora especialista na área Comunicação e Educação quanto à influência da mídia televisiva, especialmente dos desenhos animados, em crianças da Educação Infantil. Os resultados indicaram que estudantes e profissionais da área da educação preocupam-se, fundamentalmente, com a necessidade de uma programação educativa mais adequada, que estimule, dentre outros aspectos, a criatividade e a socialização. Nesse sentido, conclui-se, diante da pesquisa realizada, que os educadores, pais e responsáveis precisam se informar sobre os interesses das crianças para, a partir disso, refletir criticamente junto a elas, de modo que possam ser direcionadas a assistirem programas com conteúdos apropriados à faixa etária e isso se torne reflexo no processo de ensino e aprendizagem. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
Despite the constant technological advances in the current century, television still plays a significant role in the everyday life of society. In what concerns children, the media, along with family, school and other social agents, is considered responsible for influencing the development of their speech and attitudes. The present research, conducted based on a qualitative approach through questionnaires and interviews, aimed to examine and analyze the social representation of university students of pedagogy and teachers from the Education Department of Distrito Federal, as well as a teacher specialized in the field of communication and education, in relation to the influence of the television media – specially cartoons – over early childhood education. The results showed that students and professionals in the field of education are mainly concerned with the need for a more appropriate educational television programming that encourages, among other aspects, creativity and socialization. In this regard, the research leads to the conclusion that educators, parents and caregivers need to inform themselves about children interests, in order to critically reflect on that matter with them, so that they can be led to watch shows that are appropriate for their age group, in a way that impacts the teaching and learning process.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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