Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7565
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BetinaTavaresAvila.pdf334,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Massa fresca de mudas de Mentha arvensis L. propagadas por estaquia uninodal
Autor(es): Ávila, Betina Tavares
Orientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Ervas
Plantas - desenvolvimento
Plantas - propagação
Biomassa
Mudas
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 29-Mai-2014
Referência: ÁVILA, Betina Tavares. Massa fresca de mudas de Mentha arvensis L. propagadas por estaquia uninodal. 2013. vi, 25 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Mentha arvensis é uma fonte natural de mentol que é largamente usada na industria farmacêutica, de aromáticos e de flavorizantes. A Índia é o maior produtor com uma produção anual de 15.000 a 20.000 toneladas/ano de óleo essencial. No Brasil a cultivar IAC 701 de Mentha arvensis var. piperascens, se adaptou às várias faixas climáticas do Brasil, funcionando como alternativa à M. piperita cuja produção está concentrada na região sul do Brasil e na Argentina e demais países platinos. Trabalhos agronômicos se fazem necessários para maior conhecimento da fitotecnia da cultura, entre eles os de viveiricultura, com o desenvolvimento de métodos de multiplicação rápida. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o desenvolvimento de mudas de estaquia uninodal de rizomas de M. arvensis cultivadas em vaso em casa de vegetação, mediante a produção de biomassa fresca da planta. Durante 3 semanas após o transplante, mudas de estaquia uninodal de rizomas de um acesso de M. arvensis foram cultivadas em vaso em casa de vegetação para estudo da produção de massa fresca da planta. Os resultados indicam que a estaquia uninodal de rizomas da menta foi efetiva em produzir mudas viáveis com excelente rendimento do material propagativo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons