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Título: De todas as cores ao verde e amarelo : torcidas organizadas, comunicação organizacional e identidade cultural
Autor(es): Albuquerque, Gabryella Regina Ferreira de
Orientador(es): Silva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da
Assunto: Futebol - torcedores
Identidade cultural
Comunicação eletrônica
Comunicação nas organizações
Data de apresentação: 3-Dez-2013
Data de publicação: 30-Mai-2014
Referência: ALBUQUERQUE, Gabryella Regina Ferreira de. De todas as cores ao verde e amarelo: torcidas organizadas, comunicação organizacional e identidade cultural. 2013. 66 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A proposta desta monografia é analisar torcidas organizadas de times de futebol brasileiros como instituições com estruturas político-administrativas bem definidas, realizando um estudo sobre os principais símbolos que constituem a identidade cultural desse grupo. O objetivo é refletir sobre a construção social deste fenômeno para além do discurso normativo da mídia, que relaciona as organizadas à violência e deixa de lado uma dimensão sócio-cultural que permeia esta forma organizativa. O presente trabalho também é uma forma de analisar as torcidas organizadas por meio da perspectiva da comunicação organizacional, considerando a maneira como essas instituições se comunicam com o público a partir de práticas e símbolos que estabelecem uma unidade para além dos meios de comunicação de massa. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this paper is to analyze the organized crowd of Brazilian soccer teams as institutions with political and administrative structures well defined, conducting a study on theirs main symbols that are part of a cultural identity. The aim is to reflect on the social construction of this phenomenon beyond the normative discourse of the media, which lists organized crowd to violence and left out a socio-cultural dimension that permeates this organizational form. This work is also a way to analyze the organized crowd from the perspective of organizational communication, considering the way these institutions communicate with the public from practices and symbols that build a unit beyond the means of mass communication.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2013.
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