Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7597
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MuriloMirandadaSilva.pdf8,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ofélia em três atos
Autor(es): Silva, Murilo Miranda da
Orientador(es): Belga, Eduardo Lustosa
Assunto: Pintura
Beleza feminina (Estética)
Mulheres na arte
Personagens literários
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 31-Mai-2014
Referência: SILVA, Murilo Miranda da. Ofélia em três atos. 2013. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho teórico-prático trata sobre três pinturas da personagem Ofélia de Shakespeare em seus últimos instantes de vida. Propõe uma análise do belo em Ofélia, a partir das descrições de William Shakespeare e da pintura do pré-rafaelita John Everett Millais. Os conteúdos que serão apresentados estão dispostos em quatro capítulos. O primeiro introduz a personagem Ofélia de Shakespeare ao leitor, em que trechos da peça Hamlet são utilizados para analisar o comportamento dual e a trajetória da personagem através do enredo. O segundo capítulo se encarrega de limitar o conceito do ideal de beleza a um determinado paradigma, para que as pinturas de John Everett Millais, William Bouguereau e Alphonse Mucha habitem o mesmo território conceitual. Logo em seguida, no terceiro capítulo, encontra-se uma pequena análise das técnicas de Mucha e Bouguereau, com suas semelhanças, diferenças e sua contribuição para o trabalho prático. O último capítulo é o da metodologia, onde as etapas do trabalho exposto são abordadas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons