Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/772
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_ClarissaSchmidtRocha.pdf605,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Competências fundamentais para professores de uma instituição de ensino médio do Distrito Federal
Autor(es): Rocha, Clarissa Schmidt da
Orientador(es): Faria, Maria de Fátima Bruno de
Assunto: Competências individuais
Professores - formação
Ensino médio
Data de apresentação: 7-Jul-2009
Data de publicação: 26-Nov-2009
Referência: ROCHA, Clarissa Schmidt da. Competências fundamentais para professores de uma instituição de ensino médio do Distrito Federal. 2009. 59 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este trabalho tem por principal objetivo identificar e descrever as competências fundamentais para que um professor de ensino médio apresente um desempenho de qualidade. Com base na literatura pesquisada relacionada a competências, ao ensino no Brasil e seus docentes, buscou-se fundamentar o estudo, bem como optar pelo modelo de descrição de competências sob referenciais de desempenho, que define a competência como comportamentos passíveis de observação no ambiente de trabalho. Para tanto, foi escolhida uma escola do Distrito Federal como organização a ser estudada: o Colégio Marista. A pesquisa consistiu em análise documental e principalmente realização de grupos focais com alunos, professores e gestores, de forma a coletar as diferentes percepções sobre competências docentes. Foram realizados dois grupos focais com alunos, um com professores e um com diretores, totalizando 26 participantes. Foram identificadas 29 competências no total. Destas competências, oito foram extraídas das falas de todos os grupos, assim como dos documentos. Outras 15 competências foram identificadas por apenas uma destas fontes. Estas competências são igualmente importantes uma vez que expressam características essenciais ao desempenho docente, de acordo com a literatura e a política institucional. No caso dos alunos, predominaram competências desejáveis para a aprendizagem efetiva. Já os gestores contribuíram com competências relacionadas a atividades externas à sala de aula, e que são importantes para o aperfeiçoamento da prática docente. A pesquisa documental, por sua vez, contribuiu com aspectos de responsabilidades do professor como profissional do colégio Marista. Observou-se que as competências identificadas neste estudo se assemelham a algumas outras identificadas em estudos de outros autores. Os resultados encontrados permitirão à Organização utilizá-los de forma a avaliar o desempenho de seus docentes e estabelecer ações de aperfeiçoamento profissional, uma vez que as competências retratam o desempenho esperado do professor.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.772
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.