Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7757
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JairGoncalvesdaSilva_KarineRochaLemesSilva_banner.pdfBanner664,06 kBAdobe PDFver/abrir
2014_JairGoncalvesdaSilva_KarineRochaLemesSilva.pdf741 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPaz, Ana América Magalhães Ávila-
dc.contributor.authorSilva, Jair Gonçalves da-
dc.contributor.authorSilva, Karine Rocha Lemes-
dc.identifier.citationSILVA, Jair Gonçalves da; SILVA, Karine Rocha Lemes. (Re) encantamento de mundo: estratégias de educação na diversidade e cidadania na EJA. 2014. xi, 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.en
dc.description.abstractUma escola comprometida com a construção coletiva de trabalho pedagógico, requer, entre outras premissas, que o grupo gestor da escola juntamente com professores e alunos, exerçam uma ação cooperativa. Para sistematizar este trabalho já existente no Centro de Ensino Médio 09 de Ceilândia (CEM 09) na tentativa de diminuir a evasão dos educandos, elaboramos este projeto de intervenção. Algumas ações já ocorrem na escola, mas, de forma isolada e assistemática, de tal maneira que não se encontravam inclusas no PPP (Projeto Político Pedagógico da Escola). Por serem experiências exitosas que nasceram no chamado “chão da escola” e que por sua vez agregam valor educativo muito significativo, resolvemos considerá-las e sistematizá-las de modo a um melhor aproveitamento de suas potencialidades. Essas iniciativas coletivas servirão de ferramenta para minimizar um antigo problema nas turmas de EJA, a evasão escolar. E como característica de sua dupla funcionalidade também será instrumento motivador ou de (re)encantamento de mundo, conforme assim denominamos. As estratégias de ação visam ampliar os horizontes dos educandos a fim de perceberem-se como seres atuantes e construtores de um universo cultural e social amplo e diverso.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordEvasão escolaren
dc.subject.keywordMotivação na educaçãoen
dc.subject.keywordAutoestima - estudantesen
dc.title(Re) encantamento de mundo : estratégias de educação na diversidade e cidadania na EJAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-07-03T22:57:19Z-
dc.date.available2014-07-03T22:57:19Z-
dc.date.issued2014-07-03T22:57:19Z-
dc.date.submitted2014-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7757-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.description.abstract1A school engaged in the collective building of pedagogical work, requires, among other premises, that the school group manager along with teachers and students , undertake a cooperative approach . This intervention project was worked out in order to systematize this already existing approach in Centro de Ensino Médio 09 at Ceilândia ( CEM 09 ) in an attempting to decrease the school dropouts . Some measures were already been taken at school but in an isolated and unsystematic way. Being successful experiences that were born in the "school floor" and that in turn add significant educational value, it was decided to consider them and systematize them in order to make better use of their potential. These collective initiatives will serve as a tool to minimize a long standing problem in EJA classes, the school dropouts. And as characteristic of its dual functionality will also be a motivational tool or world "re-enchantment" as we call. Action strategies aim to broaden the students horizons, making them to perceive themselves as active beings and builders of a wide and varied, cultural and social universe.-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : 3º Segmento : Autoestima-
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons