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dc.contributor.advisorPaz, Ana América Magalhães Ávila-
dc.contributor.authorSantos, Pedro Fernando dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Pedro Fernando dos. Projeto Mandacaru. 2014. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.en
dc.description.abstractAs questões sociais, politicas e culturais estão em foco em vários setores da nossa sociedade moderna. Essa é a realidade que contorna o aspecto social e cultural das Regiões Administrativas do DF. Muito se tem investido em recursos no âmbito da pesquisa acadêmica, na mídia, em campanhas educativas nas escolas, com propósito de sensibilizar a população acerca das ações de inclusão social na formação do Educando, principalmente da EJA. Como partes da formação do educando, estes novos valores comparecem com as melhores teorias da aprendizagem; apresenta um caráter educativo e incentivam mudanças de hábitos a começar pela identidade do educando, no qual a aprendizagem se dá pela construção da cidadania. A construção deste PIL constou de um questionário socioeconômico, da apresentação de seminários CTS da Região Nordeste, trabalhos no âmbito de investigação como os educandos da Eja, os mesmos se relacionaram com as ferramentas tecnológicas do dia a dia, vida saudável, cultural, social e histórica do povo Nordestino. A visão crítica da educação atual nos mostra, claramente, que é preciso inserir a questão da diversidade racial e cultural de nossa sociedade no cotidiano de nossos educandos. Conforme observamos nessa modalidade de ensino, a sala de aula é um espaço de formação humana, onde a experiência pedagógica do ensinar/aprender é desenvolvido no vinculo do afeto e das trocas de experiências cotidiana que são vivenciadas por nossos educandos. À pesquisa foi realizada em três fases: escolha do tema a ser apresentada pelos Educandos, apresentação das ideias e analise do Educador Orientador.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordValores sociaisen
dc.subject.keywordEducação e diversidadeen
dc.titleProjeto Mandacaruen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-07-03T23:45:35Z-
dc.date.available2014-07-03T23:45:35Z-
dc.date.issued2014-07-03T23:45:35Z-
dc.date.submitted2014-04-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7760-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.description.abstract1The social, political and cultural issues are in focus in many sectors of our modern society. This is the reality that surrounds the social and cultural aspect of the District Administrative Regions. Much has been invested in resources within the academic research, the media, educational campaigns in schools, in order to raise awareness about the actions of social inclusion in the formation of Educating, especially the EJA. As part of the education of the student, these new values show up with the best learning theories, presents an educational character and encourage changes in habits starting with the identity of the student, in which learning takes place by the construction of citizenship. The construction of this PIL consisted of a socioeconomic questionnaire, the presentation of seminars CTS Northeast Region, works under investigation as learners of Eja, they were related to the technological tools of everyday life, health, cultural, and social life History of the Northeastern people. A critical overview of current education shows us clearly that we must put the issue of racial and cultural diversity of our society in the daily lives of our students. As noted in this mode of teaching, the classroom is an area of human formation, where the educational experience of teaching/learning is developed in the bond of affection and exchange of everyday experiences that are experienced by our students. The survey was conducted in three phases: choosing the topic to be presented by Educandos presentation of ideas and analysis Educator Advisor.-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : 3º Segmento : Autoestima-
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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