Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7792
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_VeruskaRibeiroMachado.pdf915,03 kBAdobe PDFver/abrir
2014_VeruskaRibeiroMachado_banner.pdf217,96 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTavares, Marcela Souto de Oliveira Cabral-
dc.contributor.authorMachado, Veruska Ribeiro-
dc.identifier.citationMACHADO, Veruska Ribeiro. Educação de Jovens e Adultos: uma proposta de ensino de língua portuguesa com base em projetos de letramento. 2014. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.en
dc.description.abstractEste projeto de intervenção visa a propor uma alternativa pedagógica ao ensino de língua portuguesa para o curso de PROEJA Técnico em Edificações que possibilite a inclusão dos estudantes em práticas efetivas e relevantes de uso da língua. Faz-se uma reflexão sobre as práticas de ensino de língua portuguesa nas escolas, dando ênfase ao ensino desse componente curricular destinado ao público de jovens e adultos em processo de escolarização tardia. Como proposta pedagógica para as aulas de língua portuguesa sugerem-se os projetos de letramento. Considerando as características dos projetos de letramento, propõe-se, neste projeto de intervenção local, que o trabalho com a língua portuguesa no curso PROEJA Técnico em Edificações esteja assentado em práticas de leitura e escrita dos sujeitos da EJA que os possibilitem agir no mundo social. A adoção dessa alternativa pedagógica permite que se vá em direção a uma educação libertadora. Para a definição dos projetos de letramento, foi adotada a seguinte metodologia: realização de avaliação diagnóstica para reconhecer o perfil de letramento dos estudantes; levantamento das expectativas dos estudantes quanto à leitura, escrita e oralidade no curso técnico; definição de atividades de português integradas às áreas técnicas e, por fim, estruturação do projeto de letramento com base nessas etapas. A aplicação dessa proposta em um projeto piloto permitiu que: i) houvesse certa integração entre um componente de formação básica (português) e outros componentes de formação técnica; ii) fossem explorados nas aulas de português os quatro eixos: leitura, escrita, oralidade e análise linguística considerando o desenvolvimento das capacidades para os educandos atuarem em práticas discursivas da esfera profissional da construção civil; iii) estivesse articulado às aulas de português um projeto de emancipação, com o objetivo de formar trabalhadores para atuarem como cidadãos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordPrática de ensino - língua portuguesaen
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.titleEducação de Jovens e Adultos : uma proposta de ensino de língua portuguesa com base em projetos de letramentoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-07-10T22:35:28Z-
dc.date.available2014-07-10T22:35:28Z-
dc.date.issued2014-07-10T22:35:28Z-
dc.date.submitted2014-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7792-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : 2º Segmento : Língua Portuguesa-
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons