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Título: A contribuição dos jogos para o ensino da matemática no 3º ano do ensino fundamental
Autor(es): Santos, Odiedja Lílian Medeiros dos
Orientador(es): Moraes, Raquel de Almeida
Assunto: Jogos em educação - matemática
Atividades lúdicas
Matemática (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 21-Dez-2013
Data de publicação: 16-Jul-2014
Referência: SANTOS, Odiedja Lílian Medeiros dos. A contribuição dos jogos para o ensino da matemática no 3º ano do ensino fundamental. 2013. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013.
Resumo: Ensinar matemática sempre foi um grande desafio para os professores, porque a maioria dos alunos e uma grande quantidade de professores também, enxerga esta disciplina, como rigorosa e de difícil compreensão. As aulas são ditas monótonas e pouco atrativas. Para reverter isso, é preciso que sejam trabalhadas atividades que despertem o interesse e a motivação dos alunos. A ludicidade neste processo torna-se caráter fundamental. Com o lúdico, o professor não ensina, mas ajuda o aluno a encontrar caminhos por meio da criatividade, da imaginação e da tomada de iniciativas encontrando os resultados desejados. É dentro desse contexto de ludicidade que o presente estudo busca investigar de que forma o uso dos jogos aplicados nas aulas de matemática pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem desta disciplina, a fim de torna-la mais atrativa. Para a elaboração deste trabalho foi utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo com abordagem qualitativa, a entrevista semiestruturada com a professora do 3º ano do Ensino Fundamental e a observação sistemática com os alunos desta turma. Dentre os resultados e conclusões da pesquisa, percebe-se claramente a contribuição que os jogos proporcionam às aulas de matemática, tornando-as mais atrativas, dinâmicas e interessantes. O resultado disso é a participação assídua dos alunos nessas aulas e uma aprendizagem satisfatória, pois à medida que se divertem o processo de aprendizagem é desencadeado. E além do mais, segundo Strapason apud Borin (2011,p.20) “são inúmeras as habilidades que podem ser desenvolvidas através dos jogos, entre elas, o raciocínio reflexivo, pois é necessário sempre pensar muito bem antes de realizar qualquer jogada e a cada nova jogada um novo raciocínio pode surgir”.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.
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