Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7858
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DenildaMarquesTeixeira.pdf570,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A literatura na educação infantil em uma escola do município de Carinhanha - BA
Autor(es): Teixiera, Denilda Marques
Orientador(es): Deconto, Neuza Maria
Assunto: Literatura infanto-juvenil
Educação de crianças
Literatura - educação
Data de apresentação: 14-Dez-2013
Data de publicação: 17-Jul-2014
Referência: TEIXIERA, Denilda Marques. A literatura na educação infantil em uma escola do município de Carinhanha - BA. 2013. 66 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: Essa produção monográfica foi realizada com o objetivo de sistematizar de modo investigativo como ocorre à literatura infantil em uma escola pública do município de Carinhanha– BA. E para obter dados necessários para a elaboração deste trabalho foram utilizados alguns procedimentos. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa baseada numa abordagem qualitativa e uma investigação, observando três salas de aula de Educação Infantil, com duração total de 10 horas, assim como, uma entrevista com três professoras das turmas observadas. Utilizei também a entrevista com diretor e coordenador pedagógico. Foi constatado que o trabalho com literatura infantil neste estabelecimento de ensino deixa a desejar uma vez que a escola não tem um projeto que a priorize. Esse trabalho é composto de capítulos que relatam um pouco da história da literatura infantil, contos de fadas tradicionais, Monteiro Lobato e suas Contribuições na Literatura Infantil Brasileira, enfim, como a literatura pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e geral dos alunos em três turmas de Educação Infantil (4 e 5 anos). Esse trabalho descrevem também a análise de coleta de dados relacionados com a fala de alguns teóricos especialistas na área sobre a literatura infantil. Mas, diante de tantos envolvimentos constatados no processo de aquisição de leitura, é válido dizer que, formar leitores competentes exige compromisso e dedicação da sociedade em geral.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons