Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7889
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AlbaReginaLopesdaSilva.pdf220,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Epistemologia da avaliação
Autor(es): Silva, Alba Regina Lopes da
Orientador(es): Souza, Maria Emília Gonzaga de
Assunto: Aprendizagem - avaliação
Ensino fundamental
Data de apresentação: 20-Dez-2013
Data de publicação: 19-Jul-2014
Referência: SILVA, Alba Regina Lopes da. Epistemologia da avaliação. 2013. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2013.
Resumo: Frente às dificuldades que a educação vem enfrentando em relação à melhoria da sua qualidade, a avaliação tem obtido grande espaço destacando-se como um conjunto de conhecimentos indispensáveis à rotina dos envolvidos, na medida em que se constitui como prática reflexiva do processo de ensino-aprendizagem. A avaliação da aprendizagem ao longo dos anos tem assumido uma postura tradicional num enfoque classificatório e excludente, utilizando de instrumentos poucos confiáveis para coletas de dados da aprendizagem, valorizando mais os aspectos quantitativos em detrimento dos qualitativos. Por isso a pretensão desse estudo foi analisar, no ambiente escolar, quais são as concepções de avaliação de aprendizagem utilizadas para avaliação dos alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para o alcance desse objetivo foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, com quatro professores de uma escola pública, onde os mesmos responderam a um questionário contendo quatro perguntas e uma complementação de frases. Os dados coletados foram reunidos em uma tabela com categorias referentes a cada pergunta. Com a análise dos dados foi possível concluir que o processo avaliativo que permeia a escola tem sofrido mudanças consideráveis, tendo em vista que a avaliação na escola tem assumido característica formativa. Percebeu-se também o uso de outros instrumentos para avaliação, como é o caso do portfólio e do relatório. Contudo ainda há resquícios da avaliação tradicional. Para que exista uma aplicação efetiva dos processos avaliativos na escola é necessário que se invista cada vez mais na formação continuada dos professores e no uso da avaliação diagnóstica e formativa como alternativa eficaz no processo de construção do conhecimento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Pedagogia à Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons