Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7901
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FlaviaZanchett.pdf1,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Crescimento e desenvolvimento de mudas de cordia verbenacea e murraya koenigii em casa de vegetação
Autor(es): Zanchett, Flávia
Orientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Plantas medicinais
Plantas - análise
Plantas - desenvolvimento
Data de apresentação: 13-Dez-2013
Data de publicação: 22-Jul-2014
Referência: ZANCHETT, Flávia. Crescimento e desenvolvimento de mudas de cordia verbenacea e murraya koenigii em casa de vegetação. 2013. vii, 24 f.,il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A erva Baleeira, Cordia verbenacea DC (Boraginaceae) é um arbusto nativo da restinga do litoral brasileiro, raramente observada mais para o interior, a não ser quando introduzida por colecionadores. A ação do fitofármaco feito das folhas de uso tópico é antiinflamatória, antiartrítica, analgésica, tônica e antiulcerogênica. Muito utilizada em tratamentos de reumatismo, artrite reumatóide, gota, dores musculares e da coluna, prostatites, nevralgias, contusões e na cicatrização de feridas externas. Com suas folhas é fabricado o antiinflamatório Acheflan para dores musculares na forma de pomada. A Murraya koenigii (Curry plant) é uma árvore cujas folhas são condimentares e medicinais de grande importância principalmente na Índia. O cultivo das duas espécies no Brasil para obtenção de matéria prima para fitoterápicos e condimentos exige o domínio de sua fitotecnia, especialmente a produção de mudas de qualidade. O presente trabalho teve como objetivo experimentar a propagação das duas culturas, por estaquia no caso da Cordia verbenacea e por estaquia e rebentos radiculares no caso da Murraya koenigii. Para tal foram instalados dois ensaios de vasos em casa de vegetação do tipo “glasshouse” durante dezoito semanas. A altura das plantas foi aferida semanalmente e observada a qualidade das mudas e o tempo de viveiro. Os resultados dos presentes ensaios de propagação vegetativa e crescimento de mudas de Cordia verbenacea e Murraya koenigii em casa de vegetação do tipo “glasshouse”, indicam que a metodologia utilizada foi eficiente, propiciando rendimento competitivo em viveiricultura das duas espécies, na região do Distrito Federal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons