Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7916
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_PaulaVerlangeiroVieira.pdf946,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da aplicação da Curva de Phillips e da Lei de Okun para a economia brasileira no período de 2002 a 2014
Autor(es): Vieira, Paula Verlangeiro
Orientador(es): Bertussi, Geovana Lorena
Assunto: Desenvolvimento econômico
Curva de Phillips
Lei de Okun
Data de apresentação: 24-Jun-2014
Data de publicação: 22-Jul-2014
Referência: VIEIRA, Paula Verlangeiro. Análise da aplicação da Curva de Phillips e da Lei de Okun para a economia brasileira no período de 2002 a 2014. 2014. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta monografia teve como objetivo avaliar a aplicação da curva de Phillips e da lei de Okun no Brasil, ao longo do período 2002 a 2014. Utilizou uma abordagem predominantemente quantitativa, empregando o modelo aceleracionista, para a curva de Phillips e o gap model, para a lei de Okun. A conclusão a que se chegou é que a curva de Phillips não pode ser utilizada para explicar relações macroeconômicas entre as variáveis inflação e desemprego, para o período estudado. Para a lei de Okun, houve dificuldades no ajuste dos modelos, que não geraram resultados sólidos, para que se pudesse comprovar a relação mencionada de forma categórica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Economia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons