Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7940
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IngriddedosSantosAlves.pdf3,68 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGomes, Ana Lúcia de Abreu-
dc.contributor.authorAlves, Ingridde dos Santos-
dc.identifier.citationALVES, Ingridde dos Santos. Exposições e sentidos: análise da exposição “Poeira, Lona e Concreto” do Museu Vivo da Memória Candanga (2014). 2014. 143 f., il. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2014.en
dc.description.abstractEsta monografia é o resultado de uma análise sobre a exposição de longa duração “Poeira, Lona e Concreto” do Museu Vivo da Memória Candanga, Brasília/DF. Realiza, inicialmente, um estudo acerca da composição da linguagem e do sentido nas exposições museológicas. Em seguida, apresenta a história do antigo Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira, seu tombamento e sua transformação em museu, o Museu Vivo da Memória Candanga. Por fim, analisa a referida exposição a partir de três eixos de análise, quais sejam: a produção do sentido, a distribuição do sentido e a realização do sentido. A presente pesquisa confirma que o sentido pretendido com a exposição “Poeira, Lona e Concreto” é o sentido obtido, mesmo tendo identificado elementos de descontinuidade na narrativa durante o percurso expositivo. Reitera, igualmente, a importância do profissional da área de Museologia nessas instituições.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMuseus - Brasília (DF)en
dc.subject.keywordBrasília (DF)en
dc.subject.keywordExposições de arteen
dc.titleExposições e sentidos : análise da exposição “Poeira, Lona e Concreto” do Museu Vivo da Memória Candanga (2014)en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-07-22T20:40:32Z-
dc.date.available2014-07-22T20:40:32Z-
dc.date.issued2014-07-22T20:40:32Z-
dc.date.submitted2014-07-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7940-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This monograph is the result of an analysis about the long duration exposition “Poeira, Lona e Concreto” of the Museu Vivo da Memória Candanga, Brasília/DF. It performs, initially, a study about the composition of the language and the sense in museological expositions. Then, it presents the history of the ancient Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira, its tipping and transformation in museum, the Museu Vivo da Memória Candanga. Finally, it analyses the present exposition from three axels of analysis, namely: the production of sense, the distribution of sense and the realization of sense. The present research confirms that the sense intended with the exposition “Poeira, Lona e Concreto” is the sense obtained, even if discontinuity elements have been identified in the narrative during the expositive route. It reiterates, likewise, the importance of the professional of the Museology area in these institutions.-
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.