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dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorCampina, Edriane Andrade-
dc.identifier.citationCAMPINA, Edriane Andrade. O trabalho da coordenação pedagógica e as relações de poder na gestão democrática. 2013. 62 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractEste trabalho objetivou analisar como se dá o trabalho do coordenador pedagógico na mediação dos conflitos relativos à organização das rotinas escolares a partir da perspectiva da gestão democrática. Para tanto, foi realizado um estudo de caso numa escola pública da cidade de Taguatinga-DF. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado aos professores, auxiliares de educação, equipe diretiva e estudantes. Os dados coletados permitiram traçar um paralelo entre o papel do coordenador e o processo de gestão democrática que está sendo implementado na SEEDF, identificar conflitos como as brigas em razão de namoros e fofoca e algumas formas de mediação desses conflitos por parte do coordenador pedagógico, dentre elas o diálogo e a participação coletiva. Conclui-se que na mediação dos conflitos é preciso que a escola, na pessoa dos gestores e dos coordenadores, promova ações preventivas que tornem o ambiente escolar agradável ao convívio, além disso, devem promover, quando o conflito já estiver posto, o diálogo e ofertar aos envolvidos uma solução pacífica. Devemos lembrar que mediar significa negociar com partes voluntárias. Quanto à forma que os sujeitos da comunidade escolar podem auxiliar na implementação da Gestão Democrática conclui-se que nesta escola a grande maioria dos interlocutores acredita que é através do diálogo e do se apontar o que precisa ser feito. Como exemplo, podemos citar a construção e desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, a mais importante ferramenta da gestão pedagógica democrática, sabendo que dela procedem às diretrizes, orientações que possibilitam a construção da identidade da escola e sua proposta educativa.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicaen
dc.subject.keywordEscolas - organização e administraçãoen
dc.subject.keywordMediação de conflitosen
dc.titleO trabalho da coordenação pedagógica e as relações de poder na gestão democráticaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-07-25T22:08:48Z-
dc.date.available2014-07-25T22:08:48Z-
dc.date.issued2014-07-25T22:08:48Z-
dc.date.submitted2013-05-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7970-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoGontijo, Simone Braz Ferreira-
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