Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7985
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FlaviaMariaTomazDiasMoreira.pdf595,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As TICs no trabalho pedagógico interdisciplinar
Autor(es): Moreira, Flávia Maria Tomaz Dias
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Coorientador(es): Santos, Leandro Gabriel dos
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 28-Jul-2014
Referência: MOREIRA, Flávia Maria Tomaz Dias. As TICs no trabalho pedagógico interdisciplinar. 2013. 51 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O uso pedagógico das TICs e o trabalho interdisciplinar exigem mudanças na postura do professor quanto à aquisição e mediação do conhecimento. Este trabalho busca compreender de que forma as TICs podem facilitar o trabalho pedagógico dos professores numa perspectiva interdisciplinar. Como objetivos buscou investigar possibilidades de utilização pedagógica das TICs em sala de aula, relacionar o uso destas tecnologias ao trabalho interdisciplinar e ainda, investigar a influência da utilização das TICs pelos professores na aprendizagem escolar dos alunos. Foi feita uma pesquisa qualitativa, aplicando questionários em um universo de 10 professores do Centro de Ensino Fundamental 20 de Ceilandia, Distrito Federal, Brasil. A pesquisa indicou que os professores utilizam as TICs em sua prática pedagógica de forma fragmentada e ainda não conseguem integrar as TICs ao trabalho interdisciplinar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons