Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8037
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_VictorHugoLimaDeAlmeida_HugoBatistaGomes.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do desempenho das universidades brasileiras : uma aplicação da análise envoltória de dados
Autor(es): Almeida, Victor Hugo Lima de
Gomes, Hugo Batista
Orientador(es): Belloni, José Angelo
Assunto: Análise envoltória de dados (DEA)
Análise multivariada
Universidades e faculdades - avaliação
Data de apresentação: 11-Dez-2013
Data de publicação: 4-Ago-2014
Referência: ALMEIDA, Victor Hugo Lima de; GOMES, Hugo Batista. Avaliação do desempenho das universidades brasileiras: uma aplicação da análise envoltória de dados. 2013. vi, 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa consiste na avaliação do desempenho das universidades brasileiras sob o ponto de vista do critério da eficiência produtiva. A metodologia proposta baseia-se no uso iterativo de técnicas de Análise Exploratória de Dados e Análise Envoltória de Dados (DEA) e foi aplicada ao conjunto das universidades brasileiras a partir de dados secundários do Censo da Educação Superior e resultados das avaliações de cursos realizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Uma análise estatística exploratória dos dados identificou os fatores educacionais mais relevantes na descrição das atividades universitárias e suas inter-relações. Características da Análise Envoltória de Dados viabilizaram o tratamento conjunto de variáveis descritoras desses fatores em uma análise global das instituições que, ao mesmo tempo, contempla as especificidades de cada universidade em respeito ao seu projeto institucional. Foram avaliadas 100 universidades brasileiras selecionadas a partir de um critério de oferta de programas regulares de ensino de graduação e pós-graduação. Treze delas foram consideradas tecnicamente eficientes e compõem o conjunto de referência das demais. Para cada uma das demais a metodologia propôs um conjunto de ações e estratégias de melhoria da produtividade baseado em metas de produção obtidas a partir da projeção de cada instituição na fronteira de eficiência. O acréscimo nas atividades de pós-graduação indica a principal alteração que deve ser efetuada nos projetos acadêmicos visando o crescimento da produtividade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Estatística, Estágio Supervisionado 2, 2013.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons