Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8040
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JulianaPachecoDeAlmeida.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo sobre imigrantes na Área Metropolitana de Brasília utilizando a técnica de análise de agrupamento
Autor(es): Almeida, Juliana Pacheco de
Orientador(es): Vasconcelos, Ana Maria Nogales
Assunto: Imigrantes
Censo demográfico
Análise de agrupamento (Estatística)
Brasília (DF)
Data de apresentação: 4-Dez-2013
Data de publicação: 4-Ago-2014
Referência: ALMEIDA, Juliana Pacheco de. Estudo sobre imigrantes na Área Metropolitana de Brasília utilizando a técnica de análise de agrupamento. 2013. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar o perfil dos imigrantes na Área Metropolitana de Brasília (AMB), relacionando com seu perfil socioeconômico. Os dados utilizados foram a amostra de pessoas do Censo Demográfico de 2010 e o método estatístico adotado foi a Análise de Agrupamento (ou Análise de Cluster). Os imigrantes considerados para a pesquisa foram os de data fixa, ou seja, aqueles que não residiam na AMB no dia 31/07/2005. Após a seleção dos imigrantes de data fixa, foi realizado um corte, onde foram selecionados apenas os imigrantes que tinham idade maior ou igual a 20 anos em 2010, pois entende-se, como migrante de data fixa, que os que tinham idade menor ou igual a 15 anos no momento da migração (há 5 anos antes) não tiveram escolhas sobre a mudança, pois vieram para acompanhar os pais, por isso não é interessante para nossa pesquisa traçar o perfil dessas pessoas. Os imigrantes foram separados em 4 regiões de acordo com as características econômicas, sendo a região 1, a mais rica, a 2, a intermediária, e a 3, a mais pobre dentro do DF, a região 4 é composta com os municípios goianos que fazem parte da AMB. Os perfis dos imigrantes foram traçados a partir dessa classificação e essas regiões não foram utilizadas na análise de agrupamento, pois o objetivo era classificar os indivíduos sem a influência do local onde eles residiam. A análise foi feita utilizando as variáveis Idade, Estado Civil, Grau de Instrução, UF de Residência Anterior (em 31/07/2005) e Sexo e o Método de Agrupamento de Duas Etapas, que é feito em duas partes, na primeira foi utilizado o Método de Agrupamento Não-Hierárquico e na segunda, o Método de Agrupamento Hierárquico, com tratamento de ruído no nível de 20%. A análise feita resultou em 8 grupos, onde todas as variáveis são de extrema importância para a montagem dos grupos. No grupo 1, predominam os indivíduos das Regiões 1 e 2 e nos grupos 3, 5 e 6, os indivíduos das Regiões 2 e 4, os demais grupos foram separados homogeneamente entre as regiões.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2013.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons