Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8059
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaEuniceDaSilvaNeta.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As barreiras para o uso do computador nos espaços de coordenação pedagógica em 3 Centros de Educação Infantil do Distrito Federal
Autor(es): Silva Neta, Maria Eunice da
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Coorientador(es): Santos, Leandro Gabriel dos
Assunto: Coordenação pedagógica
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia na educação
Educação de crianças
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 6-Ago-2014
Referência: SILVA NETA, Maria Eunice da. As barreiras para o uso do computador nos espaços de coordenação pedagógica em 3 Centros de Educação Infantil do Distrito Federal. 2013. 60 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa apresenta o resultado do estudo realizado em três Centros de Educação Infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal, e que teve como objetivo elencar as dificuldades encontradas quanto ao uso do computador como recurso facilitador em ambientes de coordenação pedagógica. Na chamada pesquisa mista, embasada por pesquisa bibliográfica acerca da temática, a partir do registro disponível decorrente de pesquisas anteriores, apoiada nos referenciais teóricos defendidos por Chaves (2003), Papert (1985, 1994, 1997), Valente (1991, 1993, 1996, 1999, 2001), Moraes (1999), Kenski (2003), Almeida & Prado (1999) entre outros, a pesquisa de campo valeu-se da observação da prática e da aplicação entrevistas semi-estruturadas realizadas com docentes, para analisar e descrever as dificuldades quanto o uso do computador como ferramenta que auxilia no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa de caráter qualitativo/quantitativo investigou as problemáticas existentes para o uso da tecnologia na educação bem como a falta de investimentos tecnológicos na rede pública de ensino e ainda, a necessidade de oferecer ao educador condições para atuar neste cenário tecnológico por meio da formação continuada.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons