Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8071
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DanielaPereiraDeCastroVieira.pdf676,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização da TV e do vídeo como recursos didáticos na escola
Autor(es): Vieira, Daniela Pereira de Castro
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Coorientador(es): Santos, Leandro Gabriel dos
Assunto: Ensino - meios auxiliares
Ensino audiovisual
Televisão na educação
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 7-Ago-2014
Referência: VIEIRA, Daniela Pereira de Castro. A utilização da TV e do vídeo como recursos didáticos na escola. 2013. 41, [5] f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a forma como os professores do Centro de Educação Infantil Nº 1 de Brasília utilizam em seu cotidiano a TV e o vídeo em suas aulas. A pesquisa é qualitativa e busca compreender o emprego da TV e do vídeo nas práticas em sala de aula. Foi aplicado um questionário de questões abertas e fechadas em um grupo de vinte professores que corresponde a 100% dos docentes da escola. A análise indicou as barreiras para o uso pedagógico do vídeo demonstrando que o despreparo, desconhecimento do uso do vídeo e a falta de monitores na escola são fatores determinantes nas dificuldades relatadas para usar estes recursos efetivamente. A análise indicou ainda barreiras quanto ao apoio administrativo na falta de monitores, capacitação e planejamento na adoção das mídias.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons