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Título: A avaliação formativa e o ensino de língua portuguesa : desafios e perspectivas
Autor(es): Reis, Maria Lúcia Rodrigues dos
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Soares, Enilvia Rocha Morato
Assunto: Aprendizagem - avaliação
Língua portuguesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 7-Ago-2014
Referência: REIS, Maria Lúcia Rodrigues dos. A avaliação formativa e o ensino de língua portuguesa: desafios e perspectivas. 2013. [42] f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho, elaborado a partir de estudos que se ocuparam especialmente da avaliação das aprendizagens dos estudantes teve o propósito de contribuir para reflexões que envolvem desafios e perspectivas associadas à prática avaliativa formativa no ensino da língua portuguesa. O estudo foi realizado em uma instituição pública de ensino da cidade de Santo Antônio do Descoberto-GO e os dados foram levantados em campo por meio da observação, análise documental e aplicação de questionários. A análise foi fundamentada por autores como André; Luckesi; Hoffmann e Villas Boas, se evidenciou que a avaliação desenvolvida pela professora colaboradora do estudo ainda carece de aspectos que a caracterizem como formativa, destoando do que está estabelecido no Projeto Político Pedagógico da escola pesquisada. Desvelou ainda que esse modo de avaliar contribui para a construção de percepções, pelos estudantes, equivocadas quanto ao sentido da avaliação como recurso auxiliar do progresso de suas aprendizagens.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
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