Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8113
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RosileneGenerosoDaCosta.pdf246,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão democrática da escola pública e a realidade do coordenador pedagógico
Autor(es): Costa, Rosilene Generoso da
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Coorientador(es): Gontijo, Simone Braz Ferreira
Assunto: Escolas - organização e administração
Coordenação pedagógica
Autonomia escolar
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 12-Ago-2014
Referência: COSTA, Rosilene Generoso da. Gestão democrática da escola pública e a realidade do coordenador pedagógico. 2013. 37 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho investigou as práticas do coordenador pedagógico das escolas públicas no que se refere a gestão democrática, apontando sua atuação na ação democrática que se concretiza no contexto do cotidiano escolar e com seus profissionais. A pesquisa foi realizada numa escola pública do Município de Padre Bernardo-Go. Após uma reflexão sobre o teóricos deste assunto, foi aplicado o questionário aos docentes, coordenadores e o vice-diretor como instrumento de coleta de dados. Os resultados indicam que a gestão escolar democrática pode contribuir para a atuação do coordenador pedagógico. Além disso, identificou-se como possíveis desafios da coordenação pedagógica relacionados à implantação da gestão escolar democrática: tempo para coordenar junto com o professor; a falta de um profissional para exercer um trabalho de reforço com os alunos com diagnóstico de defasagem de conteúdo não alcançados. Verificou-se que os professores e coordenadores eram bastante insatisfeitos quanto à falta de autonomia do gestor indicado pelo poder administrativo do município, o mesmo só realizava aquilo que é ordenado pela Secretaria de Educação muitas vezes trabalhando dentro de um planejamento que não é a realidade da escola e da sua comunidade. Quadro que se modifica, pois os profissionais da educação ganham o direto de escolher os dirigentes da instituição e começam a colaborar na elaboração dos projetos do ensino-aprendizagem da escola, os mesmos se tornam cúmplices do que foi planejado e poderão executar melhor o trabalho pedagógico.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons