Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8141
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RosecleiadaSilvaPereira.pdf560,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso de fotografias como estratégia para o ensino de zoologia
Outros títulos: Using photos as a strategy for education of zoology
Autor(es): Pereira, Rosecléia da Silva
Orientador(es): Costa, Elizabeth Maria Mamede da
Assunto: Zoologia
Fotografia na educação
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 25-Jun-2014
Data de publicação: 13-Ago-2014
Referência: PEREIRA, Rosecléia da Silva. O uso de fotografias como estratégia para o ensino de zoologia. 2014. [18] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: Fatos históricos revelam que a humanidade vem adquirindo, ao longo do tempo, um vasto conhecimento sobre os animais. No entanto, a trajetória do ensino de zoologia chega aos dias atuais com uma escassez de metodologias adequadas para oportunizar aos alunos uma aprendizagem significativa que reduza a memorização mecânica de conteúdos. Nesse contexto, esta pesquisa investiga o potencial uso da fotografia como uma estratégia para enfrentar os desafios teóricos metodológicos relevantes ao ensino conceitual e abstrato da zoologia a fim de contribuir com seu ensino. Foi criada uma atividade pedagógica que envolve fotografias como estratégia de mediação para o ensino de zoologia que foi aplicada em escolas públicas da localidade de Planaltina – DF. Os resultados apontaram para a grande relevância da fotografia na promoção do ensino sobre os animais, visto que ela enriquece a prática pedagógica e beneficia tanto os alunos e os professores, por tornar a mediação mais fácil e por motivar os alunos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Historical facts reveal that humanity has acquired over time a vast knowledge about the animals. However the trajectory of teaching zoology hits today with a shortage of appropriate methodologies to create opportunities for students with a meaningful learning and reduces rote memorization of content. In this context, this project intends to draw attention of the public elementary school teacher for the potential use of photography as a strategy to address the learning relevant to the conceptual and abstract theoretical and methodological challenges of zoology in order to contribute to your education. Presents a proposal for an educational activity that involves photographs as mediation strategy for teaching zoology. This was applied in public schools of the locality of Planaltina – DF and reveals the great importance of photography in promoting education about animals, as it enriches the teaching practice and benefits both students and teachers to take into consideration that it makes teaching easier and motivates students' interest.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons