Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8166
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElisangelaSouzaDeLima.pdf407,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cantigas de roda como motivação para o ensino de teatro na educação infantil : uma experiência na Escola de Ensino Infantil Iracema D’avila Modesto da Costa
Autor(es): Lima, Elisangela Souza de
Orientador(es): Oliveira, Joana Abreu Pereira de
Assunto: Canções infantis
Educação de crianças
Teatro infanto-juvenil
Data de apresentação: Nov-2013
Data de publicação: 16-Ago-2014
Referência: LIMA, Elisangela Souza de. Cantigas de roda como motivação para o ensino de teatro na educação infantil: uma experiência na Escola de Ensino Infantil Iracema D’avila Modesto da Costa. 2013. 36 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Sena Madureira-AC, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo experimentar a prática das cantigas/brincadeiras de roda no ensino de teatro. Foram utilizadas a experimentação e a observação por meio de aulas com cantigas de roda e jogos teatrais, desenvolvidas com crianças da Escola de Educação Infantil Iracema D’avila Modesto da Costa. Tais objetivos se concretizaram na proposta de experimentar a prática das cantigas de roda como um eixo interdisciplinar para a aprendizagem de elementos teatrais e para o estímulo da aprendizagem como um todo. Sendo assim, o tema desenvolvido oportunizou trabalhar a relação entre a cantiga de roda e a expressão corporal e oral dos alunos. Para tanto, foram realizadas 10 aulas, cada uma com 1h de duração que proporcionaram aos alunos oportunidades de aprendizagem de técnicas teatrais que puderam ser apropriadas pelos alunos nos momentos das brincadeiras de roda. A experiência proporcionou aos alunos condições para um crescimento pessoal, socialização e aprendizagem significativa. A fim de registrar a pesquisa realizada, este trabalho constitui-se em dois capítulos: o primeiro conceitual e metodológico e o segundo apresentando as propostas práticas e análise dos dados colhidos. Entre os autores nos quais a pesquisa se baseia, destacam-se: Spolin, Lisboa, Ferraz e Fusari, Koudela e Cisto. Visando constatar os benefícios da utilização das cantigas de roda e do teatro na Educação Infantil, foram elaboradas atividades educativas e prazerosas que pudessem ser desenvolvidas nas salas de aula, motivando a prática dentro e fora da escola. Além de contribuir no processo de aprendizagem de teatro, o conteúdo apresentado às crianças foi indispensável para o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e do sentimento. Por meio das cantigas e brincadeiras de roda, as crianças começaram a despertar curiosidades que são relevantes para seu crescimento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2013. Curso de Licenciatura em Teatro a Distância.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons