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dc.contributor.advisorCarvalho, Sônia Marise Salles-
dc.contributor.authorLeal, Rubens de Amorim-
dc.identifier.citationLEAL, Rubens de Amorim. Análise do projeto interventivo da EJA para estudantes com necessidades educacionais especiais sob a perspectiva da exclusão internalizada. 2013. 91 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractO presente trabalho final de curso tem como objetivo geral à análise da implementação do (Projeto Interventivo da EJA para Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais) e como objetivos específicos conhecer a proposta do projeto em relação a exclusão e inclusão; Identificar a percepção da comunidade escolar em relação ao projeto interventivo; Discutir sobre as condições de acesso e permanência do estudante com necessidades educacionais especiais na EJA, maior de 14 anos que se encontra em defasagem idade/série; Identificar as diversas conceituações sobre inclusão, exclusão e deficiência. Para que tais objetivos fossem alcançados, o referencial teórico está pautado na construção histórica da deficiência, a influência dos determinantes econômicos na construção do conceito de deficiência, exclusão e inclusão e como o capital faz uso dos termos da inclusão para excluir. Foi desenvolvida uma metodologia interpretativa das narrativas dos sujeitos para a realização da pesquisa empírica, qualitativa. Utilizou-se questionários com questões abertas com os pais, professores e profissionais da educação, sendo realizada no contexto de uma escola pública do Distrito Federal na cidade de Santa Maria/DF. Foi possível estabelecer relações entre o sentido das vivências discriminatórias e os instrumentos de práticas de inclusão e exclusão. Os resultados sugerem que todos os sujeitos são marcados por formas de exclusão. Porém o reconhecimento da exclusão se dá apenas de forma indireta na narrativa em função de práticas veladas de exclusão. O Projeto Interventivo da EJA para Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais, canalizam e reforça a cultura de culpabilização do sujeito deficiente e sua família pelo seu fracasso escolar, isentando o Estado da responsabilidade da educação formal.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaisen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.titleAnálise do projeto interventivo da EJA para estudantes com necessidades educacionais especiais sob a perspectiva da exclusão internalizadaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-09-05T23:43:02Z-
dc.date.available2014-09-05T23:43:02Z-
dc.date.issued2014-09-05T23:43:02Z-
dc.date.submitted2013-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8329-
dc.language.isoPortuguêsen
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