Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8375
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AmeliaMidoriYamaneSekido.pdf234,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Do sofrimento ao prazer no trabalho : impactos da mudança de lotação no serviço público
Autor(es): Sekido, Amelia Midori Yamane
Orientador(es): Mendes, Ana Magnólia Bezerra
Facas, Emílio Peres
Assunto: Servidores públicos
Psicodinâmica do trabalho
Mecanismos de defesa (Psicologia)
Trabalho - aspectos psicológicos
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 12-Set-2014
Referência: SEKIDO, Amelia Midori Yamane. Do sofrimento ao prazer no trabalho: impactos da mudança de lotação no serviço público. 2013. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicodinâmica do Trabalho)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo partiu da abordagem da psicodinâmica do trabalho preconizada por Christophe Dejours a partir da década de 1980 na França e se propôs a fazer uma análise de vivências de prazer e sofrimento de três servidores públicos que se viram inseridos em diferentes organizações de trabalho. Foram realizadas entrevistas individuais com duração de no máximo 1 hora. Os resultados mostraram que os sentimentos relatados pelos sujeitos nas duas situações corroboram os estudos em psicodinâmica relacionados ao prazer e ao sofrimento. Também foram constatadas a utilização de estratégias defensivas e mobilização subjetiva nas organizações de trabalho em que enfrentaram mais sofrimento e prazer, respectivamente. Concluiu-se com os resultados obtidos que a presente pesquisa consolidou ainda mais os estudos realizados pelos estudiosos da abordagem psicodinâmica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, IV Turma do Curso de Especialização em Psicodinâmica do Trabalho, 2013.
Aparece na Coleção:Psicodinâmica do Trabalho



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons