Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8395
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BrunaCamposBraga.pdf582,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atuação da vigilância da qualidade da água para consumo humano em períodos de incidência da Doença Diarreica Aguda, ocorridos no Estado de Alagoas, no ano de 2013
Autor(es): Braga, Bruna Campos
Orientador(es): Zaitune, Maria Paula do Amaral
Assunto: Água - consumo
Água - qualidade
Doença transmitida pela água
Controle de qualidade da água
Água - abastecimento
Diarréia
Data de apresentação: 9-Jul-2014
Data de publicação: 16-Set-2014
Referência: BRAGA, Bruna Campos. Atuação da vigilância da qualidade da água para consumo humano em períodos de incidência da Doença Diarreica Aguda, ocorridos no Estado de Alagoas, no ano de 2013. 2014. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito de temas relacionados à qualidade da água para consumo humano, da atuação da Vigilância da Qualidade da Água, das características do Nordeste, e das doenças hídricas (dando ênfase a Doença Diarreica Aguda - DDA). Este trabalho tem o objetivo de, a partir da descrição dos dados de monitoramento da qualidade da água para consumo humano, encontrados no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade de Água para Consumo Humano (SISAGUA), e dos dados de monitorização das Doenças Diarreicas Agudas, encontrados no Sistema Informatizado de Vigilância Epidemiológica das DDA (SIVEP-DDA), identificar se houve atuação da vigilância da qualidade da água para consumo humano nos períodos pré-crítico, crítico, e pós-crítico, no Estado de Alagoas, no ano 2013. Com base nos dados obtidos foi possível observar que a atuação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano não foi sistemática nos municípios do estado de Alagoas, sendo mais atuante apenas no período crítico. Desta forma, demonstra-se que a vigilância deixou de cumprir com seu papel de prevenção, atuando apenas de forma corretiva.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2014.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons