Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8405
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FabianoAlvesGomes.pdf321,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Centralidade do trabalho e saúde mental : análise psicodinâmica de dois casos de reversão da aposentadoria no serviço público
Autor(es): Gomes, Fabiano Alves
Orientador(es): Mendes, Ana Magnólia Bezerra
Assunto: Servidores públicos
Aposentadoria
Saúde mental
Psicodinâmica do trabalho
Data de apresentação: 9-Dez-2013
Data de publicação: 16-Set-2014
Referência: GOMES, Fabiano Alves. Centralidade do trabalho e saúde mental: análise psicodinâmica de dois casos de reversão da aposentadoria no serviço público. 2013. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicodinâmica do Trabalho)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A psicodinâmica do trabalho tem como um de seus pressupostos a centralidade do trabalho diante da construção da identidade dos sujeitos trabalhadores. O presente trabalho investigou esta temática a partir do instituto da reversão da aposentadoria no serviço público por meio da análise qualitativa de duas entrevistas realizadas com servidoras que foram aposentadas por motivo de doença – transtorno mental e LER/DORT – e retornaram ao trabalho após terem suas aposentadorias revertidas. Utilizando-se a da análise de núcleos de sentido foram identificadas categorias relacionados à organização do trabalho, às vivências de prazer e sofrimento e à centralidade do trabalho. Foi possível identificar alguns fatores relacionados ao adoecimento físico e psíquico associados ao trabalho, mas, sobretudo, confirmou-se a relevância do trabalhar para a estruturação da identidade e resgate da subjetividade, condições essenciais para o restabelecimento da saúde mental e a reinserção social do trabalhador.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, IV Turma do Curso de Especialização em Psicodinâmica do Trabalho, 2013.
Aparece na Coleção:Psicodinâmica do Trabalho



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons