Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8413
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_OzaniraFerreiradaCosta.pdf261,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Trabalho, prazer e sofrimento no contexto de trabalho do serviço público : a experiência de um órgão do poder legislativo estadual
Autor(es): Costa, Ozanira Ferreira da
Orientador(es): Mendes, Ana Magnólia Bezerra
Assunto: Servidores públicos
Psicodinâmica do trabalho
Data de apresentação: 9-Dez-2013
Data de publicação: 17-Set-2014
Referência: COSTA, Ozanira Ferreira da Costa. Trabalho, prazer e sofrimento no contexto de trabalho do serviço público: a experiência de um órgão do poder legislativo estadual. 2013. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicodinâmica do Trabalho)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esse artigo aborda o trabalho no contexto do serviço público. O objetivo geral é analisar uma experiência de intervenção no contexto de trabalho de um grupo de servidores de organização pública do poder legislativo à luz da psicodinâmica do trabalho e de forma específica, configurar o prescrito e o real da Organização do Trabalho, analisar as vivências de prazer e sofrimento dos trabalhadores, contribuir para a definição de estratégias de enfrentamento das dificuldades no trabalho. Para a coleta de dados, optou-se pela revisão de literatura e a pesquisa documental. O tratamento das informações priorizou a análise de conteúdo. Conclui-se que o contexto de trabalho destes sujeitos caracteriza a organização do trabalho, como carente de planejamento, de rotinas, de procedimentos e de definição de atribuições. É recorrente a oscilação entre sobrecarga e ociosidade, com ênfase para a imprevisibilidade da tarefa, ausência do prescrito, falta de reconhecimento do trabalhador. Constata-se alta rotatividade do gestor da Coordenação e falta de comunicação entre este e a equipe. As relações socioprofissionais são de cooperação. As condições de trabalho podem ser consideradas satisfatórias. A remuneração salarial satisfatória, a estabilidade, os benefícios sociais e de assistência à saúde, o apoio, o companheirismo e a amizade entre os servidores da Coordenação são fatores determinantes de prazer no trabalho. Finalmente, as vivências de sofrimento se referem, de forma geral, à falta de prescrição do trabalho, à falta de comunicação entre os servidores e a gestora da Coordenação, à falta de clareza das atribuições e à falta de reconhecimento. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article refers to work in a public service context. The main objective is to analyze an experience involving an intervention in a group of workers from a legislative chamber in light of psychodynamics of work, particularly to configure prescribed and real work organization, analyze experiences of pleasure and suffering, contribute to the definition of strategies for coping with the difficulties at work. For data collection, the choices were literature revision and documental research. Content analysis was the priority for the treatment of the information. In general, the conclusion is that the work context of these subjects characterizes work organization with lack of planning, lack of routines, lack of procedures and of task definition. There is a recurrent oscillation between overload and idleness, with emphasis to the unpredictability of the task, lack of the prescribed and lack of recognition of the worker. It is observed a high turnover of the Coordination manager and lack of communication among him and his team.Socialprofessional relations are of cooperation. Work conditions are considered satisfactory. Satisfactory remuneration, stability, social benefits, health benefits, support, companionship, friendship among workers of the Coordination are determinant factors of pleasure at work. Finally, suffering experiences are related, in general, to the lack of prescribed work, lack of communication between the workers and the coordinator's manager, lack of clarity in task definition, lack of recognition.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, IV Turma do Curso de Especialização em Psicodinâmica do Trabalho, 2013.
Aparece na Coleção:Psicodinâmica do Trabalho



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons