Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8457
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CamillaBarretoCascemirodeOliveira.pdf484,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Primavera árabe : uma reafirmação da identidade nacional árabe no Oriente Médio
Autor(es): Oliveira, Camilla Barreto Cascemiro de
Orientador(es): Nascimento, Paulo César
Assunto: Primavera Árabe
Nacionalismo
Oriente Médio
Civilização árabe
Data de apresentação: Jun-2014
Data de publicação: 23-Set-2014
Referência: OLIVEIRA, Camilla Barreto Cascemiro de. Primavera árabe: uma reafirmação da identidade nacional árabe no Oriente Médio. 2014. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo defender a ideia da existência de uma política propriamente árabe e, por extensão, de um nacionalismo árabe e da sua influência sobre a política regional. Nesse sentido, buscar-se á identificar a transformação do compartilhamento de um sentimento pan-árabe na população árabe para um nacionalismo árabe, no sentido de uma identidade territorial, ao longo da Primavera Árabe. Assim, será evidenciada a influência que a apropriação do discurso nacionalista pelos governos, depostos/recém instalados e os que se mantiveram no poder; que a “quebra” do sentimento de solidariedade árabe e que a influência da identidade religiosa islamita tiveram nesse processo de mudança. Para tal, o fenômeno em questão será compreendido sob suas fases: uma que corresponde a dezembro de 2010 até fevereiro de 2011 e a outra que abarca o ano de 2011 até os dias atuais. A análise, por sua vez, será construída por meio de pesquisa bibliográfica e documental assim como pela análise de discurso de fontes primárias e secundárias.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2014.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons