Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8484
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_KheziaPereiraDoNascimentoBertolim.pdf753,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação institucional : avanços e entraves das classes de distorção idade/série
Autor(es): Bertolim, Khézia Pereira do Nascimento
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Marinho, Marilene Pinheiro
Assunto: Avaliação institucional
Distorção idade-série (Educação)
Fracasso escolar
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 25-Set-2014
Referência: BERTOLIM, Khézia Pereira do Nascimento. Avaliação institucional : avanços e entraves das classes de distorção idade/série. 2013. 48 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Ano após ano, alunos são incluídos em diversos programas educacionais. Com o tempo foi possível observar a implantação de várias políticas educacionais que visam à diminuição do analfabetismo, retenção de alunos nas séries iniciais, evasão escolar e índice de reprovação. A avaliação institucional possibilita a todos os envolvidos com a educação uma oportunidade de reflexão e reavaliação de suas ações dentro e fora da sala de aula. Desenvolve o senso crítico, gera interesse e expectativas no corpo docente e discente da instituição de ensino que participam desta atividade avaliativa. Este trabalho relata as experiências de professores, gestores, coordenadores sobre a formação e o trabalho com as turmas de Distorção Idade/Série de uma instituição escolar pública, localizada em Taguatinga. O Objetivo geral deste trabalho é: analisar como a avaliação institucional pode contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem das classes de distorção idade e série. Autores como Torres, Souza, Arroyo, Villas Boas, Freitas, Veiga, Sákia, Lewgoy e Silveira, embasaram este trabalho e com suas publicações tornaram possível o desenvolvimento das ideias, a confirmação de fatos e a conclusão dele. O programa de Distorção Idade Série oportuniza aos alunos com histórico de retenção ou fora de faixa etária uma possibilidade de recuperação da sua autoestima e de seu desenvolvimento cognitivo. O Programa de Distorção Idade/Série trouxe aos alunos matriculados na escola pesquisada a oportunidade de vencerem suas dificuldades e superarem obstáculos na aprendizagem através de ações eficientes desenvolvidas ao longo de todo o ano. A união entre família, alunos e escola proporcionou um crescimento global dos aprendizes. Respeitando as individualidades dos alunos, buscando um envolvimento efetivo de todos da escola e reavaliando as ações do cotidiano escolar foi possível acompanhar a eficiência do projeto e o sucesso de todos os alunos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons