Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8538
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarianaSantiagodeOliveira.pdf3,5 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A cidade e o chamado : um estudo sobre imaginário de Gotham e do Morcego
Autor(es): Oliveira, Mariana Santiago de
Orientador(es): Oliveira, Selma Regina Nunes
Assunto: Batman (Personagem fictício)
Quadrinhos
Gotham (Cidade fictícia)
Heróis
Mito
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 3-Out-2014
Referência: OLIVEIRA, Mariana Santiago de. A cidade e o chamado: um estudo sobre imaginário de Gotham e do Morcego. 2014. [50] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como finalidade explorar a formação mitológica do personagem Batman, explorando a parte inicial de sua jornada, o chamado à aventura. Para tal foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa tendo como base quadrinhos publicados a partir dos anos 80 e uma relação de filmes produzidos nos últimos 50 anos, além de uma revisão bibliográfica para embasar a argumentação. Ao final de toda a problematização, iniciada por questionamentos sobre a origem e vida plena de Bruce Wayne, fica claro como o Batman constrói sua personalidade de herói através do ato de predestinação Gotham, a própria cidade onde vive, mas, que nesse momento se configura não somente como local habitacional, mas entidade, deusa-mãe.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons