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Título: Análise do programa interpretativo do Parque Nacional de Brasília – DF
Autor(es): Andrade, Bárbara Ramos
Orientador(es): Dias, Rogério Ferreira de Souza
Assunto: Educação ambiental
Unidades de conservação da natureza
Parque Nacional de Brasília
Data de apresentação: 5-Mar-2013
Data de publicação: 6-Out-2014
Referência: ANDRADE, Bárbara Ramos. Análise do programa interpretativo do Parque Nacional de Brasília – DF. 2013. 101 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: O objetivo do trabalho foi descrever, analisar e avaliar o programa de interpretação ambiental realizado no Parque Nacional de Brasília, junto aos grupos escolares. Para pesquisadores da área de interpretação e educação ambiental os programas desenvolvidos em uma unidade de conservação quando bem planejados são considerados como um instrumento de educação ambiental para visitantes, pois além de proporcionar lazer também ensinam as inter-relações da natureza para aqueles que a desconhecem. A metodologia utilizada na análise do programa foi a observação participativa do minicurso Elementos da Educação Ambiental oferecido pelo PNB, da atividade dos grupos escolares na trilha e dos meios interpretativos do centro de visitantes, tais como exposição, banners, folhetos, placas/painéis, trilhas e outros; aplicação de questionários para professores que fizeram minicurso e para os alunos que realizaram a atividade na trilha; entrevista com dois coordenadores que ministram a capacitação dos professores e dados secundários como complemento de informações. Os resultados dos questionários dos alunos mostraram que houve uma mudança positiva do pré para o pósquestionário nas questões principalmente ligadas à fauna, flora e a importância da preservação. Em relação à vegetação presente na trilha, os alunos souberam citar algumas características que diferencia uma mata de galeria para o cerrado, mas eles poderiam ter escrito mais exemplos da fitofissionomia local. Também faltou um pouco mais de orientação do guia para os professores em relação de como conduzir um grupo e como alcançar uma boa interpretação ambiental, pois um dos grupos de professores observados na atividade na trilha teve dificuldade de realizar a interpretação. Os materiais e o ambiente dos meios interpretativos do PNB são bons para educação dos professores e alunos, mas a capacitação dos professores e as atividades nas trilhas apresentaram algumas dificuldades e limitações em relação aos objetivos do plano de manejo e os mencionados pelos coordenadores do parque, por isso elaborou-se recomendações a fim de contribuir de alguma forma no trabalho realizado pela equipe do parque. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this study was to describe, analyze and evaluate the environmental interpretation program held in Brasilia National Park, along with school groups. For researchers in the field of interpretation and environmental education programs developed in a protected when well designed are considered as an instrument of environmental education for visitors, as well as providing leisure also teach the interrelationships of nature for those who are unaware. The methodology used in the analysis was the observation program participant minicourse Elements of Environmental Education offered by PNB, the activity of school groups on track and means of interpretive visitor center, such as exposure, banners, flyers, signs / billboards, trails and others; questionnaires to teachers who made short course and for students who performed the activity on track; interview with two coordinators who administer the training of teachers and secondary data to supplement information. The results of the questionnaires of the students showed a positive change from pre to post-questionnaire on issues primarily related to fauna, flora and the importance of preservation. For vegetation in this track, students able to cite some characteristics that differentiate a gallery forest to cerrado (savannah), but they could have written more examples of fitofissionomia site. It also lacked a bit of orientation guide for teachers about how to lead a group and how to achieve good environmental interpretation, since one group of teachers observed the activity on the trail had difficulty performing the interpretation. The materials and interpretive media environment are good for the PNB education of teachers and students, but the teacher training activities and the trails had some difficulties and limitations in relation to the objectives of the management plan and mentioned by the coordinators of the park by it was elaborated recommendations to contribute somehow in work done by park staff.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2013.
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