Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8549
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BibianaSoyauxdeAlmeidaRosa.pdf283,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Biografia e recordação : novas perspectivas para o fato histórico
Autor(es): Rosa, Bibiana Soyaux de Almeida
Orientador(es): Marques, Teresa Cristina de Novaes
Assunto: Biografia
Historiografia
Data de apresentação: 16-Jul-2014
Data de publicação: 6-Out-2014
Referência: ROSA, Bibiana Soyaux de Almeida. Biografia e recordação: novas perspectivas para o fato histórico. 2014. 27 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O debate sobre a biografia tomou fôlego na historiografia em meados do século XX. Dentro de várias mudanças que a historiografia passou – o retorno da narrativa, a nova história política, a escola dos Annales, etc -, este gênero apareceu como forma de reforçar a busca pela dimensão individual na história e dar personalidade ao sujeito histórico. Ou seja, a biografia veio em defesa da história plural. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar de que forma a biografia é relevante para a historiografia ao mediar e estabelecer novas relações entre a história e memória. Ainda, a partir da análise da atuação da feminista Bertha Lutz na Conferência de São Francisco, mostrarei como o método biográfico, se utilizando da memória individual, pode fornecer outras perspectivas para o evento histórico.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2014.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons