Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8698
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JaquelineLopesDias.pdf1,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicações da Tábua de Vida : um estudo sobre a mortalidade dos usuários do plano de saúde Pró- Saúde
Autor(es): Dias, Jaqueline Lopes
Orientador(es): Gomes, Marília Miranda Forte
Coorientador(es): Costa, Maria Teresa Leão
Assunto: Planos de saúde
Tábuas de Vida
Transição demográfica
Data de apresentação: 1-Jul-2014
Data de publicação: 20-Out-2014
Referência: DIAS, Jaqueline Lopes. Aplicações da Tábua de Vida: um estudo sobre a mortalidade dos usuários do plano de saúde Pró- Saúde. 2014. vii, 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Nas últimas décadas, o número de usuários de plano de saúde teve um aumento significativo no Brasil. Com o aumento na demanda é indispensável para um plano ter uma gestão eficiente, e um dos meios de obter é através de ferramentas de análise estatísticas. A Tábua de Vida é uma técnica estatística, que possibilita obter informações importantes sobre a mortalidade de uma população, permitindo traçar um perfil dos usuários de um plano de saúde, por exemplo. O trabalho se propõe a elaborar uma tábua de vida para o Programa de Assistência a Saúde da Câmara dos Deputados (Pro-Saúde). A partir das taxas de mortalidade, foram calculadas as probabilidades de morte por idade, que foram suavizadas e ajustas por interpolação (multiplicadores baseado na fórmula de Karup-king e funções exponenciais). Com as probabilidades de morte suavizadas e ajustadas, elaboraram-se tábuas de mortalidade para ambos os sexos e por sexo. Ao comparar as tábuas obtidas para os usuários do Pró-Saúde com as tábuas de mercado, se conclui que a tábua de vida AT-83 é mais adequada ao padrão de mortalidade masculina e a AT-2000 ao padrão feminino. Já o padrão de mortalidade para ambos os sexos é mais bem ajustado à tábua UP-94. A escolha da tábua que mais se adeque ao padrão de mortalidade do grupo de usuários de um plano de saúde é essencial para que não se subestime a mortalidade de seus beneficiários, tornando assim o plano mais caro, por exemplo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2014.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons