Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8700
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_VanessaSilvaResende.pdf967,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise conjunta aplicada ao marketing
Autor(es): Resende, Vanessa Silva
Orientador(es): Nakano, Eduardo Yoshio
Assunto: Análise conjunta
Marketing - estratégias
Modelo baseado em notas
Regressão beta
Data de apresentação: 24-Jun-2014
Data de publicação: 20-Out-2014
Referência: RESENDE, Vanessa Silva. Análise conjunta aplicada ao marketing. 2014. 74 f. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Análise Conjunta é uma técnica estatística multivariada utilizada para descrever como os respondentes desenvolvem preferências por quaisquer tipos de objetos, tais como produtos, ideias ou serviços. Esta análise possui os modelos baseado em postos, baseado em escolha, e o baseado em notas. O modelo tradicional da análise conjunta baseado em notas supõe que as notas atribuídas seguem distribuição Normal. Foi apresentada uma nova metodologia considerando que as notas seguem distribuição Beta, visto que as notas podem ser padronizadas para que assumam valores entre o intervalo 0 e 1. A estimação das utilidades parciais e importância relativa para o modelo baseado em notas com distribuição Normal é feita utilizando um modelo de regressão múltipla e, para o novo modelo proposto é feita utilizando a regressão Beta. Foi também apresentada uma nova metodologia de cálculo da importância relativa nos modelos baseados em notas, esta metodologia pode ser usada independente da distribuição utilizada para modelar as notas atribuídas. Os dois modelos foram comparados com base em uma aplicação numérica referente à produção de um smartphone e em dados simulados. O modelo de regressão Beta se mostrou uma técnica mais precisa para o ajuste dos dados na análise conjunta baseada em notas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2014.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons