Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8713
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LucasSilvadeCastro.pdf4,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Associação entre variáveis socioeconômicas para estimação da matriz OD utilizando análise decomponentes principais
Autor(es): Castro, Lucas Silva de
Orientador(es): Silva, Alan Ricardo da
Assunto: Análise de componentes (Estatística)
Análise fatorial
Estimador (Estatística)
Matriz de Origem-Destino (OD)
Transporte rodoviário
Data de apresentação: 18-Jun-2014
Data de publicação: 20-Out-2014
Referência: CASTRO, Lucas Silva de. Associação entre variáveis socioeconômicas para estimação da matriz OD utilizando análise decomponentes principais. 2014. x, 62 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A matriz de Origem-Destino (OD) é uma matriz que apresenta o fluxo de viagens entre origens e destinos (usualmente utilizadas microrregiões e UF) e sua estimativa é vital para decisões governamentais. Este trabalho busca, através das técnicas multivariadas de componentes principais e análise fatorial, ajustar um modelo de regressão com diversas variáveis sócio-econômicas para estimar a matriz OD do Brasil. Através das componentes/fatores, esse trabalho também busca verificar se é possível agrupar as microrregiões a partir das componentes geradas e se existe diferença entre os clusters gerados pelas variáveis originais e pelas componentes. Os resultados mostraram que não foi possível obter uma estimativa satisfatória para a matriz OD através das técnicas de componentes principais e análise fatorial devido à explicação de mais de 90\% da variabilidade dos dados na primeira componente, pois futuras previsões são prejudicadas em consequência da difícil interpretação da componente. No entanto, os agrupamentos criados pelas variáveis originais e pelas componentes foram o mesmo. Por fim, utilizou-se o modelo gravitacional clássico com população e renda para estimativa da matriz OD.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2014.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons