Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8795
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnaPaulaFerreiraESilva.pdf350,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Coordenação pedagógica : o impacto da formação continuada na prática docente
Autor(es): Silva, Ana Paula Ferreira e
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Assunto: Professores - formação continuada
Coordenação pedagógica
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 24-Out-2014
Referência: SILVA, Ana Paula Ferreira e. Coordenação pedagógica: o impacto da formação continuada na prática docente. 2013. 37 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Nas últimas décadas muito tem se discutido sobre a qualidade da educação, com ênfase na atividade docente. Discutir a qualidade da educação implica necessariamente refletir sobre a formação docente, uma vez que a essência do ato educativo se dá na relação professor-aluno. Nesse sentido, é importante investigar as práticas de formação continuada entendendo-a como elemento significativo do desenvolvimento profissional dos docentes, sendo que tais práticas devem promover mudanças na prática pedagógica. Logo é oportuno analisar as ações voltadas a educação continuada que se desenvolvem na escola, principalmente no espaço da coordenação pedagógica, pois este é o espaço em que é possível refletir criticamente, partindo de situações reais vividas no contexto da atuação escolar, propiciando repensar a prática pedagógica colocando os professores como sujeitos ativos no processo de formação e percebendo a escola como espaço privilegiado de formação contínua, o que sugere uma pesquisa de cunho qualitativo. A pesquisa revelou que a formação, que acontece no espaço da coordenação pedagógica, evidencia a mútua relação entre teórica e prática, uma vez que as coordenadoras e direção da escola dizem perceber os conhecimentos abordados sendo utilizados nos momentos de planejamento dos professores. O fato de os temas partirem de situações e demandas da própria escola torna essa relação mais perceptível e favorece a tomada de decisões para melhoria do trabalho escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons