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dc.contributor.advisorCâmara, Leonor Moreira-
dc.contributor.authorSantana, Aline Farias de-
dc.identifier.citationSANTANA, Aline Farias de. Programa dinheiro direto na escola: análise da prática de participação na Associação de Pais e Mestres da Escola Classe 108 Sul. 2014. 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas, 2014.en
dc.description.abstractA partir da promulgação da Constituição de 1998, as políticas públicas passaram a ser desenhadas sob aspectos de gestão descentralizada e com maior participação dos atores de ponta no processo de formulação. Sob a nova perspectiva do modelo de gestão, o campo de Educação reordenou os papéis dos entes federados e passou a atribuir à escola o papel principal na implementação de programas que fortalecessem a autonomia gerencial e a participação social. Dessa forma, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação criou, em 1995, o Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. O referido programa tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal. Para que as escolas possam aderir ao programa, é necessária a constituição da Unidade Executora, composta pelo corpo administrativo e docente da escola, bem como pela comunidade local, pais e alunos. Essa pesquisa teve como objetivo analisar o funcionamento da Unidade Executora da Escola Classe 108 Sul, denominada Associação de Pais e Mestres, na perspectiva de participação da comunidade local na gestão dos recursos do PDDE. A análise empreendida considerou que a participação se caracteriza pela estrutura definida institucionalmente e pelo interesse e comportamento dos atores envolvidos. O referencial teórico abordou a concepção de administração pública democrática e participativa, o histórico de descentralização e a consolidação dos conselhos deliberativos nas políticas de educação, bem como o conceito de accountability societal, proposto por Peruzzoti e Smulovitz (2002). O método empregado foi de análise qualitativa, sob o aspecto de estudo de caso único da Associação de Pais e Mestres da Escola Classe 108 Sul. As fontes utilizadas compreendem a legislação e avaliações anteriores pertinentes ao PDDE e entrevista semiestruturada com o gestor do programa no âmbito da escola. Os resultados foram obtidos por meio de análise de conteúdo e trechos representativos da entrevista. Constatou-se que a Associação de Pais e Mestres é constituída conforme previsto em lei, contudo não se configura no espaço deliberativo e representativo da comunidade local como proposto pelos objetivos do Programa. Percebe-se que esta falha decorreu do não interesse da comunidade e dos pais de alunos em participarem efetivamente dos processos estabelecidos para o funcionamento do Programa. A indisponibilidade de tempo e pessoal da escola também contribui para o não funcionamento adequado do processo deliberativo, instância de maior importância para o alcance da participação social. Conclui-se, entretanto, que a discussão para aplicação dos recursos do PDDE vem sendo realizada internamente no corpo funcional da escola e que a falta de participação da comunidade local não interfere no objetivo de tornar a escola autônoma e auto gerencial, no que se refere ao levantamento de necessidades, definição de prioridades e controle dos recursos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPolíticas públicasen
dc.subject.keywordAutonomia escolaren
dc.subject.keywordAdministração públicaen
dc.subject.keywordPais e professoresen
dc.subject.keywordFinançasen
dc.titlePrograma dinheiro direto na escola : análise da prática de participação na Associação de Pais e Mestres da Escola Classe 108 Sulen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-10-25T23:20:47Z-
dc.date.available2014-10-25T23:20:47Z-
dc.date.issued2014-10-25T23:20:47Z-
dc.date.submitted2014-06-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8804-
dc.language.isoPortuguêsen
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