Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/881
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_RaphaelFelipedeSousa.pdf2,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise técnico-econômica da geração de energia fotovoltaica : uma proposta de implantação para a Câmara dos Deputados
Autor(es): Sousa, Raphael Felipe de
Orientador(es): Severino, Mauro Moura
Assunto: Sistema fotovoltaico
Sistemas isolados de energia
Energia - fontes alternativas
Data de apresentação: Jul-2009
Data de publicação: 1-Mar-2010
Referência: SOUSA, Raphael Felipe de. Análise técnico-econômica da geração de energia fotovoltaica: uma proposta de implantação para a Câmara dos Deputados. 2009. 96 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este trabalho trata de possíveis sistemas para substituir a energia consumida da rede elétrica convencional para o suprimento por energia fotovoltaica. Foram realizadas as medições de todos os parâmetros necessários para o dimensionamento dos sistemas e em seguida a análise comparativa dos custos de implantação, custo de energia e tempo de retorno de investimento, com a finalidade de encontrar economicamente a melhor opção, e propor a implantação desse sistema para a Câmara dos Deputados. Nenhum dos sistemas estudados, de produção de energia fotovoltaica, é economicamente viável, porém o sistema que apresentou maiores vantagens foi o sistema interligado à rede interna.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.881
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.