Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8848
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MilcaOliveiraDePaulaSilva.pdf676,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação institucional : a visão dos pais no contexto de uma escola pública do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Milca Oliveira de Paula
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Educação - participação dos pais
Avaliação institucional - escola
Data de apresentação: 18-Abr-2013
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: SILVA, Milca Oliveira de Paula. Avaliação institucional: a visão dos pais no contexto de uma escola pública do Distrito Federal. 2013. 57 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A participação da família na escola se constitui um grande desafio na promoção de oportunidades de mudança quer seja no primeiro foco o aluno, quer seja em transformações de estruturas que incidem na evolução da aprendizagem do educando. Este estudo fez uma investigação empírica, numa abordagem qualitativa com estudo de caso para analisar a percepção de pais sobre a Avaliação Institucional, realizada em uma Instituição de Ensino (I.E.), da rede pública no Distrito Federal. Assim, foi feita uma triagem dos sujeitos, aplicado questionário ao universo selecionado e também foi realizada uma análise documental. Para uma reflexão mais contextualizada acerca da Avaliação Institucional, estudou-se sobre avaliação da aprendizagem e de larga escala, o PPP no contexto de Avaliação Institucional, o papel da família na Avaliação Institucional e quais seriam os aspectos facilitadores e /ou dificultadores da participação dos pais na Avaliação Institucional. Aplicado o instrumento de pesquisa e analisando seus resultados à luz de autores como Freitas, Dalben, Sousa, Gatti, Kenski, Chueri, Paro, Lück, Szymanski, Perrenoud, Luckesi e Hoffmann, pode-se constatar apontamentos referentes a questões administrativas como o uso do uniforme e caderneta escolar que tem maior apoio dos pais, e, a obrigatoriedade dos horários de entrada na I.E tem menor apoio. Os pais, percebem a necessidade de proatividade na I.E, contudo, não há uma participação efetiva.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons