Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8855
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarcoPauloDaSilva.pdf194,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Adaptações curriculares : uma necessidade na escola inclusiva
Autor(es): Silva, Marco Paulo da
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Assunto: Educação inclusiva
Necessidades especiais
Educação inclusiva - adaptações curriculares
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: SILVA, Marco Paulo da. Adaptações curriculares: uma necessidade na escola inclusiva. 2013. 34 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho, Adaptações Curriculares na Educação Inclusiva, discute o processo de inclusão educacional no Brasil, uma experiência recente no País. Para isso, investigou-se a importância da adaptação curricular na educação inclusiva, um direito do aluno e ferramenta utilizada para que os educadores contribuam para que o aluno com necessidades especiais possa ter garantido o seu direito à educação e integrar-se socialmente, por meio de alterações a serem efetuadas no currículo escolar. Com o objetivo de estudar as adaptações curriculares em uma escola estadual, de modo a identificar suas possíveis contribuições ao processo ensino aprendizagem de alunos com necessidades especiais, utilizou-se da metodologia qualitativa, com pesquisa de campo, questionário e análise dos dados coletados, com profissionais da educação de uma escola estadual, entre eles professores regentes, professores de apoio, coordenadores e professor de recursos. Como resultado, descobriu-se que deve haver flexibilização curricular já que cada vez mais se constata que os alunos com deficiências ou necessidades especiais não precisam de abordagens pedagógicas específicas de outros alunos, e sim de estratégias individualizadas, que deem conta da singularidade daquele aluno em particular e que a educação inclusiva requer constantemente cursos de formação continuada para profissionais da educação que trabalham com o atendimento de alunos com necessidades especiais na rede regular.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons