Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Mota, Joanita Ramos da | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Joanita Ramos da. As possibilidades de construção de um ambiente escolar democrático: refletindo sobre as contribuições da coordenação pedagógica. 2013. 46 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. | en |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se propôs a investigar o papel do coordenador pedagógico na construção de um ambiente escolar democrático a partir dos princípios de uma gestão participativa e, para tanto, realizou-se um estudo de caso em uma escola pública do Paranoá, Distrito Federal. Participaram da pesquisa 33 profissionais, sendo 25 professores, 03 da equipe da direção, 02 coordenadores e 03 da equipe de apoio à aprendizagem. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam para a possibilidade de construção de uma gestão democrática na escola, onde todos os envolvidos têm que conhecer seus princípios e participar nos processos decisórios da escola. O coordenador pedagógico se torna um membro importante na promoção de uma gestão escolar democrática, pois exerce papel de mediador devendo estar preparado para administrar os conflitos, promover a interação social e garantir a discussão de todos os aspectos que interferem no processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho revelou que a função do coordenador primeiramente é pedagógica, porém, verificou-se também que é fundamental o envolvimento de toda comunidade escolar no planejamento e demais atividades da escola, pois todos devem colaborar com suas experiências de vida para a construção de um ambiente democrático. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Coordenadores pedagógicos | en |
dc.subject.keyword | Gestão escolar democrática | en |
dc.subject.keyword | Ambiente escolar | en |
dc.subject.keyword | Projeto político-pedagógico | en |
dc.title | As possibilidades de construção de um ambiente escolar democrático : refletindo sobre as contribuições da coordenação pedagógica | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2014-11-03T15:02:43Z | - |
dc.date.available | 2014-11-03T15:02:43Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-03T15:02:43Z | - |
dc.date.submitted | 2013-05-18 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/8864 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|