Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8889
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FabioAlvesBarbosa.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Importância do currículo e da família na prevenção da indisciplina escolar
Autor(es): Barbosa, Fábio Alves
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Assunto: Currículo escolar
Família e escola
Estudantes - indisciplina
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 4-Nov-2014
Referência: BARBOSA, Fábio Alves. Importância do currículo e da família na prevenção da indisciplina escolar. 2013. 55 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é o de fazer uma relação entre a indisciplina no ambiente escolar com a necessidade de uma nova concepção de proposta curricular e a participação da família do aluno na vida escolar deste, e em todo o processo pedagógico da escola. Como objetivos específicos, pretende-se mostrar como alguns aspectos podem ser efetivos na diminuição da indisciplina no Centro de Ensino Fundamental 15 do Gama-DF, como: a participação da família do aluno em sua vida escolar, no planejamento, execução e avaliação de projetos e ações da escola; uma alteração da proposta curricular da escola, levando em conta as particularidades da sua realidade, sem se esquecer dos parâmetros curriculares nacionais; situar o coordenador pedagógico como uma figura de imprescindível ator em todo esse processo. Para desenvolver esta pesquisa, optou-se por uma metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa de informações, que servem de suporte para análises referentes à temática abordada. Foi realizada, portanto, uma pesquisa descritiva. Com aplicação de um questionário contendo 21 perguntas, aplicado a uma amostra de 224 famílias da comunidade escolar da referida instituição de ensino, e as respostas foram a fonte da coleta de dados, procedendo-se a seguir uma análise qualitativa e quantitativa desses dados. Concluiu-se que as turmas onde o acompanhamento foi mais efetivo apresentaram melhores rendimentos ao longo do ano letivo de 2012.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons