Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8914
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AnaPaulaRodriguesPessoa.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mecanismos de coordenação interorganizacional na implementação do programa dinheiro direto na escola
Autor(es): Pessoa, Ana Paula Rodrigues
Orientador(es): Barbosa, Sheila Cristina Tolentino
Assunto: Escolas públicas
Finanças
Orçamento - controle
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 7-Nov-2014
Referência: PESSOA, Ana Paula Rodrigues. Mecanismos de coordenação interorganizacional na implementação do programa dinheiro direto na escola. 2014. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O maior envolvimento de diferentes atores governamentais e instituições públicas e privadas no processo de implementação de programas públicos, torna-o mais complexo. Diante disso, coordenar as relações inteorganizacionais deste processo torna-se um desafio, fundamental para que as ações sejam realizadas de forma harmônica. No exame dessa questão, para analisar estes aspectos, o presente trabalho discute como os mecanismos de coordenação inteorganizacional influenciam a dinâmica do processo de implementação do Programa Dinheiro Direto na Escola, executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Inicialmente é apresentado o referencial teórico que aborda sobre: o ciclo de políticas públicas; as contribuições teóricas mais relevantes sobre o processo de implementação, com foco nas principais abordagens desta etapa; a discussão sobre o termo relação interorgarnizacional; as considerações de autores sobre coordenação interorganizacional; e a apresentação dos mecanismos de coordenação, que constitui o foco de investigação deste trabalho. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa. Utilizando-se uma estrutura metodológica fomentada a partir do referencial teórico da pesquisa, a análise foi realizada com o objetivo de comparar, em bases empíricas, os conceitos obtidos na literatura. Assim, para cumprir o objetivo geral da pesquisa, o qual consiste em delinear os arranjos de coordenação interorganizacional na implementação do programa em tela, construiu-se um roteiro baseado em uma estrutura de códigos sobre os mecanismos de coordenação interorgnizacional encontrados na literatura. Os resultados obtidos apontam que a coordenação inteorganizacional do Programa Dinheiro Direto na Escola influencia diretamente o processo de implementação do programa e seus mecanismos contribuem para a melhor articulação do governo com as diferentes organizações envolvidas, mas a pesquisa também evidenciou a necessidade do ajuste e intensificação de alguns mecanismos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas, 2014
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons