Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9023
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DaviRodriguesChavesJunior.pdf331,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As personagens de Machado de Assis nos contos “Frei Simão” e “Missa do Galo”
Autor(es): Chaves Junior, Davi Rodrigues
Orientador(es): Pilati, Alexandre Simões
Assunto: Contos brasileiros
Literatura brasileira
Assis, Machado de, 1839-1908
Frei Simão (Conto)
Missa do Galo (Conto)
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 17-Nov-2014
Referência: CHAVES JÚNIOR, Davi Rodrigues. As personagens de Machado de Assis nos contos “Frei Simão” e “Missa do Galo”. 2014. [30] f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)-Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Os contos machadianos são considerados um marco da contística brasileira devido ao bom uso que faz o autor, Machado de Assis, dos vários elementos que compõem o conto. Tal domínio é determinante no que tange à sua importância como autor. Pretende-se, então, um estudo do gênero conto e da articulação de seus elementos na contística machadiana tendo como escopo os contos “Frei Simão” e “Missa do Galo”. O presente trabalho, em sua primeira parte, tem como objetivo discorrer sobre o gênero literário conto considerando sua difícil definição, sua relação com a história, suas partes constitutivas e, em especial, sua extensão e suas personagens. Na segunda parte deste trabalho pretende-se analisar os personagens dos contos selecionados com base na tradição dos personagens machadianos e sua articulação com os demais elementos constitutivos do gênero também presentes no escopo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons