Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/903
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_DiegoVittiLeandroAlvares.pdf4,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da eficiência de sistemas fotovoltaicos
Autor(es): Vitti, Diego Christofoletti
Alvares, Leandro Miranda
Orientador(es): Oliveira, Marco Aurélio Gonçalves de
Assunto: Sistema fotovoltaico
Energia solar
Energia - fontes alternativas
Data de apresentação: Mar-2006
Data de publicação: 9-Mar-2010
Referência: VITTI, Diego Christofoletti; ALVARES, Leandro Miranda. Avaliação da eficiência de sistemas fotovoltaicos. 2006. 111 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de testar a eficiência dos diversos componentes de um sistema fotovoltaico através de um conjunto de testes realizado em um sistema montado nas dependências do prédio SG-11 no Laboratório de Fontes Alternativas de Energia. Também é detalhada a metodologia adotada na instalação de um sistema de comunicação sem fio entre uma estação de rádio remota instalada na estação meteorológica e uma estação de rádio base instalada no laboratório de forma que fosse facilitada a coleta de dados do registrador de medidas da estação. Nos capítulos 2 e 3 é realizada a revisão bibliográfica sobre os sistemas de comunicação, utilizados para a instalação do rádio, e os conceitos básicos dos sistemas fotovoltaicos, detalhando seu funcionamento e sua eficiência. No capítulo 4 são descritos todos os materiais e métodos utilizados na montagem do sistema fotovoltaico no laboratório de fontes de energia. O capítulo 5 detalha a concepção e instalação do sistema de comunicação sem fio entre a estação e o laboratório e o capítulo 6 apresenta minuciosamente a bateria de testes realizados na tentativa de levantar a eficiência do sistema fotovoltaico assim como a análise dos resultados obtidos. Esse capítulo conta ainda com a viabilidade energética da utilização de sistemas de armazenamento em relação ao tipo de carga a ser alimentada pelo sistema. No capítulo 7 são relatadas as conclusões ao longo dos vários testes realizados e nos anexos constam desenhos técnicos e manuais de alguns equipamentos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2006.03.TCC.903
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.