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Título: A importância da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Souza, Cecília de
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Professores e alunos
Processo educativo
Fracasso escolar
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 27-Nov-2014
Referência: SOUZA, Cecília de. A importância da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem. 2013. 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo geral compreender, com base na perspectiva histórico cultural, fatores que impactam o processo ensino-aprendizagem na relação professor e aluno de uma turma de 2º ano de uma Escola Pública do Distrito Federal. Para isso, foi explorado no referencial teórico a respeito do fracasso escolar, com ênfase nos estudos de Bossa, Patto e Tacca. Foi apresentado o fenômeno de desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva de Vigotski, no qual se trata da teoria da Zona do Desenvolvimento Proximal e Real (ZDP e ZDR), e da significação do conteúdo para o aprendizado do aluno, e a partir disso, a significação por meio das diferentes estratégias do trabalho pedagógico para passar o conteúdo ao aluno. Juntamente com esses conceitos, trata-se das estratégias pedagógicas para incentivar o desenvolvimento e aprendizagem do aluno, e com isso os conteúdos curriculares são passados com recursos didáticos (atividades diferenciadas), as estratégias são voltadas para quem aprende, o professor torna-se o mediador a partir do que ele ensina, e o contato com o aluno torna-se forte e produtivo. Esta pesquisa é um relato de experiência, em que apresentamos situações vivenciadas no ambiente escolar. Foi investigada uma turma na fase de alfabetização, analisando a partir das atividades propostas, consideradas atividades diferenciadas no trabalho pedagógico, observando a interação entre professor- aluno, além dos fatores que impactam o processo de aprendizagem. A análise dos dados leva à conclusão de que a relação entre o professor e o aluno pode incentivar o interesse do aluno, deixando-o mais motivado e seguro, e com isso, as estratégias pedagógicas tornam-se apenas um incentivador, pois quem realmente está mediando é quem atua no processo e facilita a aprendizagem. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work has the objective: Understanding, based on cultural-historical perspective , factors that impact the teaching-learning process in the teacher and student in a 2nd year of a Public School of the Federal District . To this end, we explore the theoretical framework some theories about school failure , with emphasis on studies of Bossa , Patto and Tacca . Seeking the many reasons that lead to learning difficulties and truancy. We then present the phenomenon development and learning from the perspective of Vygotsky , where it is the theory of the Proximal and Real ( ZPD ) and ( ZDR ) Development Zone , and significance of content for student learning , based on that the significance through different strategies of pedagogical work to move the content to the student . And along with these concepts, it is the teaching strategies to encourage development and student learning, and thus the curriculum is spent with teaching resources (different activities), and strategies are geared towards the learner, the teacher becomes if the mediator from what he teaches , contact with the student becomes strong and productive. This research is an experience report, where we presente situations and experiences in the school environment. A class of year 2 was investigated in beginning literacy, analyzing from the proposed activities considered differentiated activities in pedagogical work, observing the interaction between teacher and student, and the factor that impact the learning process. Data analysis leads to the conclusion that the relationship between teacher and pupil causes a greater motivation of students want to participate in what is proposed to him, leaving students more motivated this insurance class and, thus, the pedagogical strategies is just a incentive, but who is really acting is mediating in the process and facilitates learning .
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