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Título: Avaliação e planejamento em educação (escolar) no contexto do projeto político pedagógico : a perspectiva da gestão democrática e a escola eficaz
Autor(es): Santos, Agda Regina Alves Dos
Orientador(es): Freitas, Olga Cristina Rocha de
Assunto: Gestão escolar democrática
Planejamento educacional
Ensino - qualidade
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: SANTOS, Agda Regina Alves Dos. Avaliação e planejamento em educação (escolar) no contexto do projeto político pedagógico: a perspectiva da gestão democrática e a escola eficaz. 2014. 68 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar considerações e reflexões sobre o Planejamento Escolar e a influência da gestão da Escola Classe 215 de Santa Maria ampliando suas responsabilidades na busca da qualidade de ensino e ainda investigar como é realizado o planejamento escolar, se há gestão democrática e como a comunidade educativa participa das atividades escolares. Inicialmente, uma discussão sobre a gestão democrática e os objetivos específicos da pesquisa, em seguida a fundamentação baseada nos estudos de Heloísa Lück, Valerien e Dalmás entre outros, os quais analisam o planejamento escolar por meio da função da escola e da participação ativa de pais, alunos, professores, coordenadores e funcionários, perpassando pelos conceitos de aprendizagem segundo Vygotsky, e o que prevê as leis Distrital e Federal sobre o termo. Por fim, análise dos questionários aplicados visualizando situação da escola e formas alternativas que contribuam no processo de construção de uma escola democrática e autônoma. Os resultados dão base a uma gestão escolar que tem buscado compartilhar metas e estabelecer liderança democrática de acordo com os princípios da eficácia escolar. O planejamento escolar é elaborado pela maioria e avaliado em médio prazo, porém, existem falhas na totalidade do que foi planejado e no envolvimento da família com os projetos da escola. O gestor percebe-se parte integrante da construção da gestão democrática e do alcance do ensino de qualidade, mas realiza algumas atividades de forma fragmentada. Portanto, a influência do gestor na qualidade e na realização do que foi planejado é direta, mas necessita de todos os membros da instituição e da comunidade escolar. As informações contidas possibilitam a reorganização das práticas pedagógicas da instituição, redimensionando o trabalho até então realizado. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this project is to exhibit considerations and reflections about the school planning and the management influence of EscolaClasse 215 of Santa Maria, expanding its responsibilities in search for teaching quality and yet, investigate how the school planning is done, whether there is democratic planning and how the educational community participates in school activities. Initially, a discussion on democratic management and the specific objective of the research, next the justification based on HeloisaLück's Valerian's and Dalmás studies among others, who analyze school planning through school functions and the active participation of parents, students, teachers, coordinators and workers going through the learning concepts according to Vygotsky, and what the District and Federal laws predict about the term. Finally, the analysis of questionnaires applied visualizing the situation of the school and alternative ways which contribute in the process of the construction of a democratic and independent school. The results give based management in which has end of gold and established democratic, leadership according to the principal of the school effectiveness. The school planning is elaborated by the majority and evaluated over medium term. Although, there are deficiencies in the entirety all what was planned and on the family involvement with this school project the manager feels as integral part in the construction of a democratic administration and in reach of the quality of teaching, however, he carries activities in a fragmented manner. Therefore, having direct influence in the quality and accomplishment of what was planned. Nevertheless, he needs all the members of the institution in the school community. The information contained in it makes possible the recognition of pedagogical strategies of the institution, changing the dimension of the work done until now.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
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